Início » Quais são os Tipos de Anzol? Quais as Principais Diferenças e Uso de cada um deles?

Quais são os Tipos de Anzol? Quais as Principais Diferenças e Uso de cada um deles?

Confira nesse Artigo os tipos de Anzol e para qual Pescaria é indicado cada um deles!

Por João Gomes

No mundo da Pesca existem diversos Anzóis disponíveis a disposição do Pescador!  Aqui estão alguns dos tipos mais comuns de anzóis:

Anzol simples:

Este é o tipo mais básico de anzol, composto por uma haste reta com uma curva na ponta para prender o peixe, muito usado com iscas naturais como Minhocas, Milho,  Massas, Bichocas e Ração para Pesca!

Anzol triplo ou Garatéia:

Possui três hastes curvas em vez de uma, sendo eficaz na pesca de iscas pequenas e na captura de peixes predadores! Deve ser utilizada em iscas artificiais ou na Pesca de corrico, devido a sua alta taxa de captura por conta de suas 3 Pontas, não deve ser utilizada para Pesca predatória!

Anzol circular:

O anzol Circular (circle hook) foi criado para dar mais agilidade a pesca de atum. Pois sempre fica preso no canto da boca e evita que o peixe engula a isca, o que levaria a perda de material e tempo. Além disso, este anzol evita que o peixe acabe morrendo por tê-lo engolido. Aos poucos o circle hook vêm sendo utilizado na pesca de peixes de água doce como a dos peixes de couro. É muito comum ele ser empregado para pescar pintados, pirararas e outras espécies. O simples fato de dispensar a fisgada e ter uma cravada bastante precisa favorece a sua escolha.

Anzol Chinu:

O anzol Chinu é conhecido por sua eficácia na pesca de água doce, especialmente quando se utiliza iscas naturais ou iscas artificiais que imitam insetos! Se você está buscando por um bom anzol para Pesca de Tilápias e Carpas, o Chinu pode ser uma boa pedida! Lembrando que os Anzóis Chinu, podem ser encontrados na cor Black e Nickel (Prateado)!

Anzol Maruseigo:

Também chamado de anzol em J graças ao seu formato, é um tipo bastante convencional e recomendado para a pesca de muitas espécies. Sua haste é longa, fazendo com que o peixe dificilmente alcance a linha, dificultando seu rompimento.

Anzol Crystal:

É um anzol extremamente fino e afiado que penetra facilmente na boca do peixe, ideal para pescar de peixes de pequeno porte como lambaris e cará.

Anzol Wide Gap:

O anzol wide gap ou robaleiro foi desenvolvido para a pesca de robalos usando como isca o camarão vivo . Eles são mais finos e seu formato permite que a isca permaneça viva por mais tempo, ficando assim mais atrativa. Estes anzóis estão sendo usados com muito sucesso na pesca de tucunarés e corvinas de água doce.

Anzol Chapinha ou Anzol sem Olhal:

Essa opção é muito recomendada para locais de pesca com incidência de peixes que cortam os empates entre eles podemos destacar o baiacú e anchova. Os peixes que são tradicionalmente mais pescados no litoral brasileiro que cortam a linha com certa facilidade.

Anzol Suzuki:

Destinado para os mais diversos tipos de pesca, possui ótima penetração graças à sua ponta super afiada e curvatura especial. Indicado tanto para peixes de água doce quanto para água salgada. Muito indicado para Pesca com Iscas Vivas!

 

Bom, citamos então os modelos de Anzóis encontrados no Mercado da Pesca! Esperamos que esse artigo consiga sanar suas dúvidas e você consiga encontrar o Anzol certo para sua Pescaria! Confira no site da Santa Pesca todos esses modelos disponíveis e garanta uma Pesca com muuuuuito resultado!!

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário