Início » Para que serve o Anti-Reverso dos Molinetes? O Que é e como Usar o Anti-Reverso!

Para que serve o Anti-Reverso dos Molinetes? O Que é e como Usar o Anti-Reverso!

Veja nesse artigo a Explicação de como funciona o Anti-Reverso e como usá-lo de forma correta!

Por João Gomes

O que é e como Funciona o Anti-Reverso?

O sistema de anti-reverso interno em um molinete de pesca impede que a manivela gire para trás quando o pescador para de girá-la. Isso é essencial para manter a linha sob tensão durante a luta com um peixe, evitando que ela se afrouxe e aumentando as chances de sucesso na pescaria. O anti-reverso é ativado quando a manivela para de girar, bloqueando sua rotação no sentido reverso. Isso é particularmente útil ao lidar com peixes maiores e mais combativos. Também é comum encontrar um recurso que permite desativar o anti-reverso quando necessário, o que é útil para soltar a linha rapidamente ou ajustar o equipamento. Certificar-se de que o anti-reverso está funcionando corretamente e entender como ativá-lo e desativá-lo são habilidades essenciais para qualquer pescador. Resumindo, Anti-Reverso ativado não deixa a Manivela girar para trás, já quando o Anti-Reverso está desativado, a Manivela fica “livre” girando para frente e para trás!

E quais são as funções do Anti-Reverso em minha Pescaria?

• Travar o Molinete:

A mais conhecida, é o de travar o molinete somente em um sentido, forçando o peixe a usar o freio (drag) do molinete. Utiliza-se este método quando:

1 a) Tem-se completamente confiança que o conjunto está a 75% da configuração, permitindo a fisgada para o drag/freio configurado e a corrida do peixe, desde que a boca do peixe não seja óssea o bastante para não permitir a auto fisgada, inclusive, com a linha esticada e isca natural, deixa-se uma pouco de linha a um palmo, perto do molinete para facilitar o tranco da fisgada, ou um conjunto com drag máximo (freio máximo), vara, linha, etc e que esteja na potência acima dos peixes a serem pescados, que posso segura-los sem prejuízos.

1 b) Quando se tem certeza que os peixes são menores do que a capacidade máxima da configuração do conjunto, evitando rompimento de linhas, nós, anzóis, quebra de varas e estrangulamento das partes internas do molinete…

• Regular a Distância de Retorno:

A segunda é a de regular a distância de retorno a areia na pesca de praia, por exemplo, isto é, entra-se dentro da água para ajudar a distância do arremesso, depois, destrava o anti-reverso e vem retornando, regulando a tensão da linha com a mão, deixando a linha sempre esticada para não se perder os momentos preciosos, técnica utilizada geralmente em competição da escola japonesa.

• Liberação do Anti-Reverso:

A terceira é a liberação do anti-reverso, isto permite a corrida do peixe, com a linha tensionada, podendo inclusive ir recolhendo a linha quando percebe-se uma folga, geralmente é a técnica predileta da escola americana embarcada e para carpas, depois da corrida, vai-se até o peixe com o barco, ou mesmo a pé, se for possível, recolhendo a linha, e trava-se o anti-reverso, voltando novamente a briga, fazendo o uso desta técnica quantas vezes for necessária, até que o peixe se canse totalmente. Esta é a técnica utilizada na ultralight.

• Incerteza sobre o Conjunto:

A quarta, é a liberação do anti-reverso, geralmente quando não se confia plenamente na configuração conjunto, para evitar quebra da vara e rompimento da linha, trabalha-se manualmente com as mãos.

Esta técnica é inviável no mar, pois o peixe corre em distância longas para buracos no fundo que ocasionaram o rompimento do líder, exigindo conjuntos equilibrados e compatíveis com drag altos e carreteis com alta capacidade de linha, a estrutura do molinete deve-se compatível também, caso contrário ele vai se retorcer complementarmente, ficando as estruturas abaladas.

Onde eu encontro a trava do Anti-Reverso no meu Molinete?

Normalmente essas travas são localizadas na parte inferior do Molinete, podendo ter variação de posição a depender do tamanho do Molinete ou até mesmo da escolha do fabricante! Veja 2 exemplos abaixo:

Trava localizada na parte Traseira do Molinete

Trava localizada na parte Inferior do Molinete

 

 

 

 

 

 

 

 

Bom, essa foi a nossa explicação sobre o Anti-Reverso dos Molinetes! Esperamos que essas informações possam ajudá-los em suas Pescarias e torná-las cada vez mais Prática e Divertida!! Na Santa Pesca, sua loja de Pesca Online você encontra os melhores molinetes com as melhores e mais recentes tecnologias de Pesca presentes no Mercado! Visite nossa Loja Online e garanta a renovação da sua tralha de Pesca com os Melhores Preços do mercado!

Artigos relacionados

Deixe um comentário