Início » Como Ler e Entender as Especificações da sua Vara de Pesca e Montar um Equipamento Equilibrado!

Como Ler e Entender as Especificações da sua Vara de Pesca e Montar um Equipamento Equilibrado!

Nesse Artigo Você irá Aprender a Forma Correta de Ler e Entender as Especificações da sua Vara de Pesca!

Por João Gomes

A Ampla expansão das modalidades de Pesca é algo que vem aumentando cada dia mais, com isso, novos equipamentos são e novas combinações surgem no mundo da Pesca! Com isso, as Fabricantes de equipamentos de Pesca disponibilizam para seus consumidores produtos com especificações ideais para cada tipo de Pescaria, um dos principais a serem analisados com certeza são as Varas de Pesca, essas possuem algumas características que farão grande diferença em sua Pescaria! Temos presente nas varas de Pesca descrições como, Libragem, Linha, “Casting”, “Power” e outras denominações que vamos apresentar e explicar a vocês!

Aprendendo a Ler as Especificações das Varas de Pesca!

Uma vara de bom padrão sempre virá com suas Especificações descritas em seu “Blank”, basta uma pequena analisada que percebemos a presença dessas Especificações! Normalmente essas informações são:

• O modelo da vara ou fabricante;

• O Comprimento da vara = medidos em “pés” ou metros, podendo conter a informação somente em “pés”, metros ou com ambas!

• A espessura da linha que deve ser utilizada com ela = medidos em “libras”; indicada na vara como lb, ou kg;

• A capacidade do peso que ela suporta arremessar (lure wt) = medidos em “onça – oz” ou em gramas.

(Para conversão das medidas: 1 pé = 0,3048 m / 1 libra = 0,453592 kg / onça (oz) = 0,0283495 kg)

Essas informações servem para que o pescador saiba o que está comprando e para que não compre uma vara errada para sua pescaria.

Como as varas são fabricadas fora do País, então a unidade de medida adotada é do país de origem e não as adotadas aqui no Brasil.

Qual vara escolher?  Veja algumas considerações para cada especificação:

• Comprimento da vara

É fundamental saber a utilização dela.

Se for para pesca embarcada, comiscas artificiais a vara deverá ser mais curta para facilitar os arremessos que não precisam ser longos, mas ter precisão, além de ser prática no manuseio em cima do barco e mais cômodo para transportar. (exemplo: varas de 5.0”, 5.3”, 5.6”, 5.8”).

Se for para pesca desembarcada ou na beira de lago ou rios, será necessário fazer arremessos mais longos, então é adequado uma vara mais longa. Fazendo arremessos mais longos, é inevitável que a linha comprida fique com folga ou bamba. Assim a vara mais longa recolhe mais linha na hora da fisgada, diminuindo o erro das fisgadas. (exemplo: varas de 6,0”, 6,3”, 6,6”, 7,0” são as mais usuais).

Atualmente, existem algumas modalidades de pesca que usam varas bem longas.

A pesca em pesqueiros de grandes peixes como os Tambacus. Nessa modalidade o ideal é ter varas longas e robustas. Geralmente será necessário fazer longos arremessos de mais de 50 m com boias pesadas e suportar peixes de 30 kg.

Na pesca de mar, com barcos especiais em busca de grandes peixes que comem na superfície, usa-se varas longas para puxar iscas de superfície. (Atum, Dourado, Bonitos, Albacora…)

Também em praias e costões, as varas adequadas, são as varas longas por causa dos longos arremessos necessários. (exemplo: varas de 7,0”, 8,0”, 9,0”, 10”…)

• Bitola (grossura) da linha que a vara suporta com segurança:

Esse é um item que muitos confundem, achando que o peso é do peixe que queremos pescar com a vara. Isso está errado. Por exemplo: Uma vara de 8 a 17 libras ou seja de 3,62 a 7,70 kg. Essa é a especificação das linhas que poderemos usar com essa vara. Se for linha de nylon comum será de 0,20 (8 libras) a 0,28 mm (17 libras) aproximadamente, dentro das especificações adequadas. E não para pescar peixes de 3,6 a 7,70 kg.

Usar linhas muito grossas com varas finas é correr o risco de danificar a vara facilmente, reduzir a vida útil, além de não ter o desempenho adequado.

• Capacidade de peso para arremesso:

Seja iscas artificiais, chumbos, boias torpedos, boias cevadeiras se não quiser ter problemas com a estrutura da vara, tem que seguir rigorosamente essa especificação.

A vara foi projetada para suportar um certo peso e se for ultrapassado, num menor imprevisto pode quebrar. É por isso que vem especificado para o pescador ter cuidado e saber usar.

Com o peso de arremesso certo a vara terá o máximo de desempenho. Então vejam como é importante seguir todos esses detalhes para ter um conjunto equilibrado para uma pesca eficiente e segura.

Dai a importância de saber ler e interpretar todas as especificações do equipamento, seja para carretilha ou molinete!

Lembrando que na Santa Pesca, sua Loja de Pesca Online você encontra as melhores varas de Pesca para sua Pescaria! Acesse nossa Sessão de Varas de Pesca e garanta seu equipamento com a melhor qualidade do Mercado! Ótimas Pescarias!

Artigos relacionados

Deixe um comentário