Início » Como Identificar e Distinguir as Siglas das Carretilhas Shimano!

Como Identificar e Distinguir as Siglas das Carretilhas Shimano!

Aprenda nesse artigo a como distinguir as Siglas das Carretilhas Shimano!

Por João Gomes

Todo pescador, seja ele iniciante ou profissional, já se perguntou: O que essas siglas realmente significam? Qual a diferença entre um modelo e outro? Se você já se sentiu perdido nesse emaranhado de letras, não se preocupe, você não está sozinho. Neste artigo, vamos desvendar o código por trás das siglas das carretilhas Shimano, ajudando você a tomar decisões mais informadas na hora de escolher a Carretilha perfeita para suas pescarias. Vamos mergulhar nas águas das especificações e entender o que cada letra e número têm a nos contar sobre o desempenho e a funcionalidade dessas incríveis ferramentas de pesca. Prepare-se para desbravar o desconhecido e descobrir o que torna essas Carretilhas tão diferentes das Demais!

O que Significa o 150/151 das Carretilhas Shimano?

Na nomenclatura das Carretilhas Shimano, os números se referem ao tamanho do chassi e à posição da manivela! Sendo o número total referente ao tamanho do Chassi da Carretilha ( 150, 70, 200, 300 ) e o número final ( 0 ou 1 ) ao lado da Manivela, sendo o número 0 referente ao lado Direito e o número 1 ao lado Esquerdo! Veja alguns exemplos abaixo:

• Carretilha Shimano SLX 150 = 150 Tamanho do Chassi – 0 Lado da Manivela (Direita)

• Carretilha Shimano Curado 201 = 200 Tamanho do Chassi – 1 Lado da Manivela (Esquerda)

• Carretilha Shimano Tranx 301 =  Tamanho do Chassi – 1 Lado da Manivela (Esquerda)

Então, para descobrirmos o tamanho do Chassi e qual lado da Manivela a Carretilha escolhida será, devemos nos atentar a essa numeração presente em todos os modelos da Shimano!

O que Significa XG, HG, PG nas Carretilhas Shimano?

Começando agora nas Letras, presente na maioria das Carretilhas Shimano, essas siglas são referentes a relação de recolhimento das Carretilhas Shimano, variando de Taxas de Recolhimentos mais Rápidas a Taxas de Recolhimento Mais Baixas! Mas o que significa, XG, HG, PG e por que alguns modelos não tem essas siglas?  Vamos Explicar uma por uma abaixo:

• XG:

XG ou Extra High Gear que em uma tradução literal seria Engrenagem de Alto Recolhimento, como o próprio nome já diz, trata-se do modelo com maior taxa de recolhimento presente nas Carretilhas Shimano, podendo variar de modelo para modelo mas sempre com o Recolhimento maior que as outras Versões!

• HG:

Já falando do HG ou High Gear, que seria algo parecido com “Engrenagem Alta”, trata-se do modelo mediano da Shimano, com um recolhimento reduzido em comparação ao modelo Anterior o XG! Esse recolhimento pode variar de modelo para modelo, dependendo de qual Carretilha foi escolhida!

• PG:

Power Gear ou “Engrenagem Forte”, essa sigla aparece normalmente nos Molinetes da Shimano, não sendo presente nas Carretilhas, trata-se de uma Sigla onde o Recolhimento não é alto, porém a força de Trabalho é excepcional, o que torna um equipamento Lento, mas forte!

• Sem Sigla:

Mais difícil de se ver e encontrar no Brasil, Quando sua Carretilha ou Molinete não tiver a Sigla estampada, seja ela na Caixa ou no Próprio Chassi, significa que ela possui a menor taxa de recolhimento apresentada pela Shimano!

Lembre-se que essas são apenas as explicações para as Siglas das Carretilhas Shimano, cada modelo de Carretilha ou Molinete terá sua Velocidade de recolhimento particular, o que pode variar de modelo para modelo com a presença ou não das Siglas citadas acima!

O que Significa S3D Spool e MGL Spool nas Carretilhas Shimano?

Falando agora dos Carreteis das Carretilhas Shimano, atualmete no mercado temos 2 Tecnologias que adicionam mais 2 nomenclaturas as Carretilhas Shimano, sendo elas a S3D Spool e a MGL Spool sendo:

• S3D Spool:

A tecnologia S3D reduz significativamente a vibração do carretel, principalmente por ser Aliviado e Usinado! Ao projetar um carretel de alumínio de parede fina balanceado e uniforme, o S3D cria uma sensação incrivelmente suave ao lançar e recolher as iscas!

• MGL Spool:

Já a Tecnologia MGL Spool, é uma evolução do S3D Spool,  pois conta com um maior alívio do Carretel, o que durante os testes na Shimano garantiram 10% do momento da inércia em relação a modelo de Carretéis anteriores e 20% de ganho em performance em distâncias de Arremessos! Sendo Basicamente sua diferença em Relação aos outros Carreteis sua “leveza”, fazendo com que esse Carretel seja Feito para Voar, o que passa uma confiança do Carretel ser MUITO leve!

O que Significa DC, XT, Hagane Body, Micro Module e Outros Nomes nas Carretilhas Shimano?

Bom, chegando agora em um ponto que deixa muitos Pescadores confusos que com certeza são esses nomes estranhos presentes nas Carretilhas Shimano, não é mesmo? Nomes como Micro Module, Hagane Body DC Digital Control, XT, Cross Carbon Drag, SVS Infinity, são nomes não tão comuns que podem deixar alguns Pescadores bem perdidos na hora da compra de sua almejada Carretilha Shimano! Mas vamos ao que interessa que é desmistificar esses nomes todos!

• Cross Carbon Drag:

O Cross Carbon Drag, que em uma tradução “literal” seria Arrasto de Carbono Cruzado, nada mais nada menos é que um sistema de frenagem da Carretilha com Discos de Carbono, o que garante um melhor desempenho do freio da Carretilha!

• Hagane Body:

O Hagane Body trata-se de uma tecnologia aplicada no material da Carretilha, fazendo com que a mesma tenha uma alta rigidez! A rigidez do corpo e a resistência ao impacto praticamente eliminam a flexão do corpo na carretilha durante a luta contra os peixes. O resultado transforma as ações do pescador diretamente em força de arranque, aumentando a eficiência através da força.

• DC ou Digital Control:

Digital Control ou como é popularmente usado DC, é uma tecnologia de freio inovadora da Shimano em suas Carretilhas, que consiste em um micro computador integrado a Carretilha, que detecta e calcula a força de frenagem correta 1000 vezes por segundo, fazendo assim com que as Temidas Cabeleiras não aconteçam! Uma Tecnologia que ajuda muito os Pescadores e que com certeza foi uma que a Shimano acertou com precisão!

• XT:

Pesquisando pelo mercado gigante de Carretilhas da Shimano você deve ter se deparado com alguns modelos de Carretilhas possuindo ou não a sigla XT no nome, mas qual a diferença delas para as sem o XT? Bom a principal diferença dos modelos XT para os “não XT” é a presença do exclusivo sistema SVS Infinite, que permite ajuste ativo ou inativo dividido em quatro blocos de frenagem, proporcionando um ajuste bem mais fino e preciso. Além de um micro ajuste externo de 6 níveis, possibilitando uma regulagem prática e eficiente.

• Micro Module:

O Micro Module basicamente é um conjunto de engrenagens que faz uso de dentes menores e mais leves. Isso significa que existem mais pontos de contato entre a engrenagem de transmissão e a engrenagem do pinhão o que transmite um resultado mais eficiente em suas Pescarias!

Bom, essas foram as explicações das siglas da Shimano! Esperamos que esse artigo possa lhe ajudar a sanar suas dúvidas e que tenha te auxiliado a escolher a carretilha ideal para sua Pescaria! No site da Santa Pesca você encontra diversos modelos de Carretilhas com as tecnologias citadas nesse artigo e com os melhores preços do Mercado! Não deixe de conferir!!

Artigos relacionados

Deixe um comentário